segunda-feira, 29 de junho de 2009

Desporto faz bem à saúde!



Apesar de estar um pouco cansado sinto-me muito bem. Cheguei à 15 minutos do Parque da Quinta das Conchas, situado entre a Alta de Lisboa e o Lumiar, onde corri 5 km. Sim, eu sei que 5 km não é nada do outro mundo, principalmente quando corridos a passo de treino, mas no entanto, apesar de amar o desporto em geral e de saber o quanto faz bem à saúde, nos últimos 2 ou 3 anos não tenho feito desporto por aí além...

Há muitos anos que não corria uma distância considerável mas sempre pensei que me ia fazer muito bem até que na quinta-feira passada ao final do dia um amigo me diz que vai correr e eu estando com a disposição para tal decidi ir também. Corri 3,5 km e fiquei muitíssimo cansado, primeiro durante o exercício quando me doeu um pouco a zona do coração(não é de todo bom o coração começar a doer antes das pernas que supostamente estariam a fazer a maior parte do esforço...), e depois veio o pior, quando cheguei a casa não conseguia parar de tossir ao ponto de quase ter vomitado! É verdade que tive uns 5 minutos maus mas que não eram mais do que o meu corpo a tentar limpar os pulmões da porcaria que eu lá tenho posto quando não devia, por isso no final até acabei por me sentir muito bem.

Daí para cá voltei a praticar desporto em grande, no dia seguinte fui correr mais 5 km e hoje outros 5, e já estou a pensar passar brevemente para os 7 km. Também comecei(finalmente!) a fazer ginásio e ando-me a sentir muito bem fisicamente e também psicológicamente e só não compreendo como não comecei mais cedo...

Para todos os que não costumam realizar nenhuma actividade desportiva regularmente, comecem devagar, corram 2 ou 3 km em passo lento, façam uns minutos de ginásio, joguem à bola ou nadem um pouco, ou até pratiquem uma arte marcial como kung-fu ou taekwondo. Sinceramente o que vocês gostam de fazer só vocês é que sabem mas o não fazer nada tira-vos anos de vida e não são poucos, acreditem em mim. Pratiquem desporto mesmo que pouco tempo por dia/semana e viverão mais 20 ou 30 anos do que se ficarem no sofá a coçar os _ _ _ _ _ _ _ ou a fazer crochet!

Sem comentários: