terça-feira, 30 de junho de 2009

Curiosidades da língua portuguesa - "Dupla negação"

No tema "Curiosidades da língua portuguesa" vão estar certas palavras ou expressões que de certa forma suscitam teorias de como surgiram, como todos sabemos, cada vez mais há "bué" alterações do vocabulário, que podem não ser muito perceptiveis durante uma vida mas que ao longo de séculos são com toda a certeza vísiveis...



A ideia deste tema surgiu depois de no passado não muito recente ter, sem razão aparente e sem ter feito um esforço nesse sentido, desenvolvido teorias para a existência de duas ou três expressões/palavras conhecidas mas das quais de momento não me lembro(vou fazer um esforço para me lembrar). De qualquer maneira penso que há sempre maneira de encontrar algo curioso na língua portuguesa!


Pegando numa secção da frase da minha primeira ideia sobre o tema "Nosso querido Portugal :)"...

"É o facto de não termos as maiores empresas do mundo, de não termos controlo (nenhum ou algum?) sobre o mercado internacional, de sermos um país pequenino, que nos vai fazer sentir mal?"



Reparei que é comum a maioria dos portugueses(eu incluído) usar expressões do tipo:

- "Eu não tenho nenhum..." ou
- "Eu não tenho nada..." ou
- "Eu não vejo ninguém..." etc

A questão é "será que o português destas expressões/frases está correcto?"

Vamos analisar:

"Tenho tudo" existe
"Tenho nada" existe
"Não tenho tudo" existe
"Não tenho nada" existe

"Tenho tudo" = Ter tudo
"Tenho nada" = Não ter nem sequer uma coisa
"Não tenho tudo" = Tenho algo mas não é tudo o que há
"Não tenho nada" = Tenho pelo menos uma coisa

Ou seja, sempre que dizemos "Não tenho nada" estamos a cometer um erro de português sem sequer nos apercebermos pois usamos uma dupla negação...

A questão é que eu penso que a expressão "Não tenho nada" surgiu derivada da expressão "Não tenho nenhum".

Se pensar nas frases...

"Tenho algum"
"Tenho nenhum"
"Não tenho algum"
"Não tenho nenhum"

...rapidamente chegamos à conclusão que acontece exactamente a mesma coisa, ou seja, supostamente estaria errado dizer "Não tenho nenhum" quando não se está na posse de qualquer coisa de que se está a falar.

A parte interessante no meio disto tudo é que apesar de aparentar estarmos a cometer um erro ao usar a expressão "Não tenho nenhum" na verdade não é totalmente errado fazê-lo porque a expressão nenhum nem sempre existiu e o mais provavél é ter sido fruto de uma mutação da língua portuguesa!

Nenhum = Nem um (ou melhor, Nem + Um)

Ou seja, se dizer "Não tenho nem um..." está correcto a expressão "Não tenho nenhum..." tem automaticamente que estar correcta também! Costumamos associar a palavra "Nenhum" a "nada" quando ela deveria era ser associada à expressão "Nem um"...

(Acabei de ir ao google escrever a palavra nenhum e por acaso logo no primeiro site diz que "Nenhum" pode ser "Nem um", "Nulo" ou "Qualquer").



Já escrevi muito mais do que queria sobre este assunto mas a conclusão é simples, dizer frases do estilo "Não tenho nenhum..." ou "Quantos tens? Nenhum..." está correcto. No entanto, dizer a frase "Não tenho nada" está errada pois a frase correcto seria dizer "Tenho nada". Da mesma maneira que podemos "Ter tudo" também podemos "Ter nada"!

Sem comentários: