terça-feira, 30 de junho de 2009

Parabéns irmã!



Eu sei que acabei de dizer que tinha que me por a andar mas acabei de me lembrar que ainda não dei os parabéns à minha irmã através do blog e por isso vou fazê-lo à velocidade da luz dizendo o que me vier à cabeça no momento sem pensar muito, afinal de contas não é isso que se quer?!?

Olá Rita, MUITOS PARABÉNS pela quarta vez!!! Bem sei que neste momento já deves estar no Estoril com os teus amigos, e desejo que te divirtas muito lá, com alguns exageros mas sempre controlados! Eu sei que te portas sempre bem e que és uma pessoa que nem parece ter acabado de fazer 18 anos, também sei que ter dois irmãos mais velhos é capaz de ter pesado nessa maturidade que demonstras nas tuas acções e conversas mas isso agora não interessa nada!

O que interessa é que gosto muito de ti, eu sei que às vezes sou um pouco chato ou até protector mas não é por mal, é só mesmo porque me preocupo contigo e quero apenas o teu bem. Mesmo nos momentos em que não pareça estou e estarei sempre do teu lado e podes contar comigo sempre que precisares. E quando digo isto digo-te também que o mesmo acontece da parte tanto do Johnny como dos pais! Todos te adoramos e vamos para sempre zelar por ti que nem anjos-da-guarda. Nunca sequer ponhas isto em causa! ;)

Agora que já tens 18 anos já és oficialmente maior de idade. Ambos sabemos que em termos de mentalidade já o eras há vários anos ou não tivesses tu conversas com 14 ou 15 anos que eu tinha apenas com 17 ou 18.

Desejo-te muitas felicidades e saúde daqui para a frente e muito sucesso no curso para o qual entrares independentemente de qual seja. Juntamente com o Johnny e os pais são as pessoas mais importantes para mim e espero que continuemos sempre todos amigos como até hoje aconteceu.

Um grande beijo do teu irmão,
Sérgio


P.S.- Para algo escrito a correr espero que não tenhas achado muito mau, já o post de parabéns para o Johnny teve que ser assim pois tinha que ir ter precisamente com ele ao Bairro! No entanto penso que em ambos disse o que é importante dizer! Apesar de ter escrito mais neste do que no do Johnny isso aconteceu apenas porque enquanto eu e ele passámos o nosso dia de anos juntos, o mesmo não vai acontecer contigo apesar de termos tido almoço de família. :)

Histórias D'uma vida - A minha primeira memória



A minha primeira memória ou se quiserem a minha memória mais antiga é de quando eu tinha 3 anos. Lembro-me de estar na sala da minha casa antiga (vivi lá entre os 2 e os 19 anos) a brincar com uma mota comandada(não era tele-comandada porque tinha comando com fio!) quando os meus pais me pediram para me sentar no sofá com o meu irmão ao colo(claro que me sentei e eles depois puseram lá o meu irmão) para nos tirarem uma fotografia. Era o dia do batpizado dele e portanto eles quiseram guardar o momento com um registo fotográfico. Curioso é o facto de eu me lembrar onde estava a brincar com a mota, da localização exacta do sofá e de pegar no meu irmão, posar para a fotografia mas não me lembrar de nada antes nem depois... Ou seja, lembro-me de tudo entre uns 5 segundos antes de me pedirem isso até ter saído do sofá após ter cumprido a missão...

Uma coisa é certa, a nossa memória é algo que ainda não sabemos como funciona, pois sem ser essa memória com 3 anos a minha memória seguinte já é de quando eu tinha 5 anos... vá-se lá saber porquê... será que foi por os meus pais me terem dito que eram um dia importante e por isso é que queriam tirar fotografias...?

O começo do desenvolvimento...




Hoje voltei a correr mais 5 km e começo a pensar que vou mesmo fazer disto um hábito. Pode ser que esteja para breve a minha primeira participação numa maratona oficial! É verdade que ainda é preciso correr muitos kms antes mas estou optimista.

Todos os dias tenho pensado em tantas coisas para escrever aqui mas na maioria dos casos não me encontro em casa o que é pena, mesmo assim penso que ainda vai chegar o dia em que não terei nada para dizer... quer seja aqui ou simplesmente numa conversa com alguém!

De qualquer maneira tenho tantos pensamentos que gostaria de recordar quando quisesse que sem ter um método seguro torna-se uma missão impossível. Daí que vou comprar um gravador para andar sempre comigo. Há anos que digo que devia andar sempre com um bloco e caneta para escrever tudo o que eu achasse importante guardar mas isso não é para mim... Um gravador torna tudo muito mais simples e eficaz visto que até a andar posso guardar uma ideia que surja do nada, o que prova logo que é um método bem melhor que o do caderno/bloco.

Daqui a uns minutos vou para o Montijo jantar ao Páteo das Faenas(http://www.mun-montijo.pt/NR/rdonlyres/81AA936E-FD36-4E1E-9340-22ADF2A7A080/8274/20080502113405.pdf) e estar no convívio nas festas do Montijo (S. Pedro) .

Curiosidades da língua portuguesa - "Dupla negação"

No tema "Curiosidades da língua portuguesa" vão estar certas palavras ou expressões que de certa forma suscitam teorias de como surgiram, como todos sabemos, cada vez mais há "bué" alterações do vocabulário, que podem não ser muito perceptiveis durante uma vida mas que ao longo de séculos são com toda a certeza vísiveis...



A ideia deste tema surgiu depois de no passado não muito recente ter, sem razão aparente e sem ter feito um esforço nesse sentido, desenvolvido teorias para a existência de duas ou três expressões/palavras conhecidas mas das quais de momento não me lembro(vou fazer um esforço para me lembrar). De qualquer maneira penso que há sempre maneira de encontrar algo curioso na língua portuguesa!


Pegando numa secção da frase da minha primeira ideia sobre o tema "Nosso querido Portugal :)"...

"É o facto de não termos as maiores empresas do mundo, de não termos controlo (nenhum ou algum?) sobre o mercado internacional, de sermos um país pequenino, que nos vai fazer sentir mal?"



Reparei que é comum a maioria dos portugueses(eu incluído) usar expressões do tipo:

- "Eu não tenho nenhum..." ou
- "Eu não tenho nada..." ou
- "Eu não vejo ninguém..." etc

A questão é "será que o português destas expressões/frases está correcto?"

Vamos analisar:

"Tenho tudo" existe
"Tenho nada" existe
"Não tenho tudo" existe
"Não tenho nada" existe

"Tenho tudo" = Ter tudo
"Tenho nada" = Não ter nem sequer uma coisa
"Não tenho tudo" = Tenho algo mas não é tudo o que há
"Não tenho nada" = Tenho pelo menos uma coisa

Ou seja, sempre que dizemos "Não tenho nada" estamos a cometer um erro de português sem sequer nos apercebermos pois usamos uma dupla negação...

A questão é que eu penso que a expressão "Não tenho nada" surgiu derivada da expressão "Não tenho nenhum".

Se pensar nas frases...

"Tenho algum"
"Tenho nenhum"
"Não tenho algum"
"Não tenho nenhum"

...rapidamente chegamos à conclusão que acontece exactamente a mesma coisa, ou seja, supostamente estaria errado dizer "Não tenho nenhum" quando não se está na posse de qualquer coisa de que se está a falar.

A parte interessante no meio disto tudo é que apesar de aparentar estarmos a cometer um erro ao usar a expressão "Não tenho nenhum" na verdade não é totalmente errado fazê-lo porque a expressão nenhum nem sempre existiu e o mais provavél é ter sido fruto de uma mutação da língua portuguesa!

Nenhum = Nem um (ou melhor, Nem + Um)

Ou seja, se dizer "Não tenho nem um..." está correcto a expressão "Não tenho nenhum..." tem automaticamente que estar correcta também! Costumamos associar a palavra "Nenhum" a "nada" quando ela deveria era ser associada à expressão "Nem um"...

(Acabei de ir ao google escrever a palavra nenhum e por acaso logo no primeiro site diz que "Nenhum" pode ser "Nem um", "Nulo" ou "Qualquer").



Já escrevi muito mais do que queria sobre este assunto mas a conclusão é simples, dizer frases do estilo "Não tenho nenhum..." ou "Quantos tens? Nenhum..." está correcto. No entanto, dizer a frase "Não tenho nada" está errada pois a frase correcto seria dizer "Tenho nada". Da mesma maneira que podemos "Ter tudo" também podemos "Ter nada"!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Desporto faz bem à saúde!



Apesar de estar um pouco cansado sinto-me muito bem. Cheguei à 15 minutos do Parque da Quinta das Conchas, situado entre a Alta de Lisboa e o Lumiar, onde corri 5 km. Sim, eu sei que 5 km não é nada do outro mundo, principalmente quando corridos a passo de treino, mas no entanto, apesar de amar o desporto em geral e de saber o quanto faz bem à saúde, nos últimos 2 ou 3 anos não tenho feito desporto por aí além...

Há muitos anos que não corria uma distância considerável mas sempre pensei que me ia fazer muito bem até que na quinta-feira passada ao final do dia um amigo me diz que vai correr e eu estando com a disposição para tal decidi ir também. Corri 3,5 km e fiquei muitíssimo cansado, primeiro durante o exercício quando me doeu um pouco a zona do coração(não é de todo bom o coração começar a doer antes das pernas que supostamente estariam a fazer a maior parte do esforço...), e depois veio o pior, quando cheguei a casa não conseguia parar de tossir ao ponto de quase ter vomitado! É verdade que tive uns 5 minutos maus mas que não eram mais do que o meu corpo a tentar limpar os pulmões da porcaria que eu lá tenho posto quando não devia, por isso no final até acabei por me sentir muito bem.

Daí para cá voltei a praticar desporto em grande, no dia seguinte fui correr mais 5 km e hoje outros 5, e já estou a pensar passar brevemente para os 7 km. Também comecei(finalmente!) a fazer ginásio e ando-me a sentir muito bem fisicamente e também psicológicamente e só não compreendo como não comecei mais cedo...

Para todos os que não costumam realizar nenhuma actividade desportiva regularmente, comecem devagar, corram 2 ou 3 km em passo lento, façam uns minutos de ginásio, joguem à bola ou nadem um pouco, ou até pratiquem uma arte marcial como kung-fu ou taekwondo. Sinceramente o que vocês gostam de fazer só vocês é que sabem mas o não fazer nada tira-vos anos de vida e não são poucos, acreditem em mim. Pratiquem desporto mesmo que pouco tempo por dia/semana e viverão mais 20 ou 30 anos do que se ficarem no sofá a coçar os _ _ _ _ _ _ _ ou a fazer crochet!

Nosso querido Portugal :) - Mas que belo País!

No tema "Nosso querido Portugal :)" vão estar todo o tipo de informações sobre o nosso País no qual 99% dos "portugueses" (em Portugal não vivem apenas pessoas de nacionalidade portuguesa) gostam de viver...


...é claro que todos os que pertencem ao 1% dos que não gostam gostam de viver em Portugal mas dizem que não devido a algum acontecimento marcante na vida deles, ou tiveram o azar de serem assaltados 10 vezes, ou tiveram um ou vários desgosto(s) na vida que fizeram com que não gostem de nada nem de ninguém, ou porque simplesmente são pessoas negativas que nunca estão satisfeitas, ou até porque pensam que a PIDE ainda os anda a controlar...

A verdade é que cada vez que penso nisso sinto-me uma pessoa cheia de sorte por ter nascido em Portugal, adoro o meu país, adoro a maneira de ser das pessoas(mesmo apesar de perceber que ainda se nota e bem o impacto do Salazarismo na mentalidade de muitas pessoas da geração dos nossos pais e consequentemente nalgumas pessoas da nossa idade que tiveram uma educação um pouco diferente do que seria se o Salazar nunca tivesse chegado ao poder...), adoro a simpatia, adoro o tempo!!!, adoro as praias, adoro as paisagens e as viagens, adoro a calma e a ausência de bombas, de guerra, de terrorismo e adoro não ter que estar preocupado em levar um tiro em plena Avenida da Liberdade.

Se encararmos a realidade do nosso país vemos que não vivemos nos Estados Unidos da América nem no Japão, podemos não ter 1000 satélites em órbita, a NASA, a Sony ou a Honda, podemos não ser tão desenvolvidos em termos tecnológicos nem coisa que se pareça, podemos ser considerados até, nesse sentido, um país entre o "1º e o 2º mundo", mas da mesma maneira que estamos atrás no que é bom, também no que é mau estamos atrás e de que maneira! Ora vamos lá ver...nos E.U.A como noutros países super-desenvolvidos, há pessoas a entrar numa escola armados e a matar 15 pessoas, ou quem diz escola diz igreja, ou até mesmo num restaurante, há terrorismo activo ao ponto de ninguém andar totalmente descansado em relação a esse assunto, há crimes em todo o lado a toda a hora a um ritmo, que para nós é sem dúvida considerado alucinamente, há furacões/tornados, terramotos, enfim...

No final de contas o que é que Portugal tem de mau?
É o facto de não termos os últimos gritos da tecnologia que nos vai fazer sentir mal?
É o facto de não termos as maiores empresas do mundo, de não termos controlo (nenhum ou algum?) sobre o mercado internacional, de sermos um país pequenino, que nos vai fazer sentir mal?
É o facto de muitas pessoas no mundo pensarem que somos um estado de Espanha ou do Brasil?
É o facto de as probabilidades de vivendo em Portugal chegarmos "longe" na vida serem reduzidas quando comparadas com países de grande nomeada?

Não faço ideia qual é a vossa resposto mas calculo qual seja, a minha é "Não me interessa os aspectos negativos que o nosso país tem pois quando eles vão jogar futebol contra os aspectos positivos levam 10 - 1 e no final nem sabem de que terra são..."

Apesar de achar fascinante países como os E.U.A ou o Japão, ainda bem que nasci em Portugal, fico muito feliz por ter a opurtunidade única de disfrutar de um país com uma das melhores gastronomias do mundo, um tempo de fazer inveja a 90% dos países, pessoas por norma afáveis, praias lindas, paisagens de sonho e último mas nada menos importante, mulheres muito belas!

Gosto muito de falar com turistas e perguntar-lhes o que acham de Portugal, e até hoje tenho ficado fascinado com as respostas e reações das pessoas que quase só falam muito bem deste nosso pequenino país.


Pena pena só o facto de não termos ganho o Euro2004! haha
Para todas as portuguesas e portugueses, um beijo e abraço respectivamente, e uma continuação de uma vida fantástica neste GRANDE país chamado Portugal.

sábado, 27 de junho de 2009

Jukebox - We are the champions

No tema "Jukebox" vão estar músicas...

Depois de na mensagem anterior ter falado em cantar o "We are the champions", vou dedicar esta música a todos os Sportinguistas e Portistas que por hábito dizem mal do Benfica só p'ra chatear...



A verdade é que... "we are the champions"

Benfica, O Glorioso - Saviola & Companhia



Depois de ter dito que o Benfica precisava de um avançado muito móvel e com técnica claramente acima da média eis que foi contratado nada mais nada menos que o nosso mais que conhecido Saviola que entre outros clubes já passou por Barcelona e Real Madrid. É sem dúvida uma grande contratação que vai deixar os adeptos com água na boca, visto que juntamente com Aimar, eram as estrelas do River Plate numa fase em que o mesmo era considerado uma "máquina".

Resta agora saber se Reyes fica(espero que sim!), tanto ele como o Benfica o desejam, e também se a contratação de Falcão se concretizará. Caso estes dois craques sejam contratados posso desde já afirmar que este plantel será o mais forte desde que acompanho o Benfica há 17 anos. Que se cuidem Sporting e Porto pois com Jesus a liderar os seus discípulos no final do ano vamos cantar "We are the champions my friends..."!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Poesia Alegria Magia Fantasia - Hi Sylvia

No tema "Poesia Alegria Magia Fantasia" vão estar, como o próprio nome deixa antever, quadras e poemas inventados por mim...

Estas quadras vieram directamente do coração e são dedicadas à minha amiga Sylvia:


Depois de um olá,
Veio o "como te chamas",
Uma introdução nada má,
Aproveitando as brisas andorranas.

Como não te falei antes,
É que não consigo perceber,
São aquelas perguntas gritantes,
Que para responder é preciso viver.

A tua companhia foi um prazer,
Foi uma fonte de energia,
Tive a honra de te conhecer,
Para minha alegria.

Nesta noite de fantasia,
As estrelas fizeram magia,
Contemplei a tua beleza,
Descobri uma princesa.

Como tudo o que começa tem um fim,
É com pena que me despeço,
Não te esqueças de mim,
É tudo o que te peço.


A BIG kiss to you my dear friend, and I'm sure we'll see each other again.



P.S.- I'm sorry that the poem is not translated but these words make more sense in portuguese, you can translate them so you can understand it as I know you will.

Nome e signo

No tema "Ainda não sei o nome!" vão estar coisas sobre mim...

Este tema tem como objectivo dar-me a conhecer um pouco melhor mas irei com calma, ou seja, não tenciono dizer tudo duma só vez, pelo contrário, direi uma coisa de cada vez...

O meu nome é Sérgio e sou Touro.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Benfica, O Glorioso - Será desta...?

No tema "Benfica, O Glorioso" vão estar ideias sobre o Benfica...

As primeiras palavras neste tema têem que ser obviamente para o Glorioso, clube sem igual em Portugal e com lugar cativo no meu coração. Que dizer deste Benfica? Que o mais provável é ser campeão!


Pois é, o nosso grande Benfica num grande dilema nos tem mantido, quanto tempo mais passará até a chama reaparecer? Não é que esteja apagada, mas anda de certeza a jogar as escondidas. Uma coisa é certa, finalmente o Benfica contratou um treinador que consegue conciliar o facto de "querer ganhar" tanto como os jogadores e adeptos com o facto de ser um treinador conhecido por ser "taticamente perfeito". Quero isto dizer meus amigos que parece que finalmente vamos ter um Benfica a jogar com dois pontas de lança e sempre ao ataquer para ganhar! Era bom que assim fosse e o sr. Jorge Jesus vai fazer um trabalho que independetemente do que acontecer vai ser reconhecido no mínimo como Bom...


Tenho ouvido muitas pessoas falar do Matigol mas a grande contratação de clubes nacionais até agora foi sem dúvida o "nosso" Ramires, ou nao fosse o míudo desconhecido internacionalmente antes de ter assinado pelo Benfica e conhecido em todo o Mundo depois de brilhar na Taça das Confederações ao ponto de "levar" a imprensa brasileira a perguntar-lhe se não está arrependido por ter assinado pelo Benfica visto que neste momento poderia ter ido para um clube "maior". Ponho a palavra maior entre aspas porque em são apenas clubes maiores que o Benfica em termos monetários porque em termos de grandeza de infra-estruturas e número de adeptos o Benfica está no top mundial! O que já parece quase garantido é que o Ramires é um jogador que vai melhorar e de que maneira o meio campo do Benfica, resta-nos no entanto esperar pela confirmação...


Para terminar deixo aqui uma palavra de apreço ao Mantorras que tanto entusiasma os adeptos do Benfica e que foi uma pena ter tido uma lesão tão grave senão estaria hoje a ser contratado pelo Real Madrid para jogar ao lado de Ronaldo, Kaká e companhia... O Benfica procura um avançado para jogar ao lado de Cardozo, tem que ser um avançado muito móvel e com técnica claramente acima da média, em suma, o complemento ideal para Cardozo. Gostava que o Mantorras fosse o "terceiro" avançado em pé de igualdade com o Nuno Gomes pois só jogando poderá voltar a ganhar a confiança e ritmo de jogo para singrar novamente.

Sabia que...

No tema "Sabia que..." vão estar todo o tipo de informações curiosas que têem para mim relevo suficiente para serem partilhadas...


...a esperança média de vida (em termos mundiais) está a aumentar 1 ano de 4 em 4 anos segundo um estudo realizado durante vários anos por cientistas americanos?


Isto quer dizer que se a esperança média de vida em Portugal ronda os 80 anos (mais coisa menos coisa) viveremos todos até aos 100 anos! Era bom...